sexta-feira, 22 de março de 2013

Como surgiu o hábito de festejar aniversário?

Cada primavera que completamos e sinônimo de celebração. Queremos comemorar, geralmente com as pessoas mais especiais, e o importante é "não deixar passar em branco"!



Mas você sabe como surgiu o hábito de se festejar aniversários?

De acordo com os antropólogos americanos Ralph e Adelin Liton, no livro The Lore Of Birthdays (A sabedoria dos aniversários), os aniversários eram comemorados desde o Égito antigo, há mais ou menos 3000 a.C.. Antes as comemorações era restritas apenas aos seres superiores (deuses e faraós), mas com o passar do tempo o costume se estendeu aos mortais. O hábito ainda chegou a ser extinguido, com a chegada do cristianismo, por causa das origens pagãs. Mas, quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, já no século 4, aí pouco a pouco as pessoas começaram a celebrar também.
No início as celebrações eram marcadas com festejos. Bebidas e comidas regadas a músicas e alegria. Com o passar do tempo, surgiram os ícones simbólicos, como o tradicional bolo, as velas e o velho "Parabéns a você"!




CURIOSIDADES


Parabéns a você!
Essa tão famosa musiquinha, surgiu da melodia "Goog morning to all", em 1875, criado por duas americanas. Mas somente em 1924, com algumas alterações é que se originou o tradicional "parabéns a você". A versão brasileira foi decidida em um concurso da extinta rádio Tupi-RJ. Quem levou a melhor foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello.



É aniversário? Tem que ter presente!
Você sabia que assim como o "Feliz Aniversário", o costume de presentear os aniversariantes tem o objetivo de afastar os maus espíritos? Na Alemanha, na Idade Média, existia um personagem, tipo papai Noel, somente para distribuir os presentes.



Sem brigadeiro não tem festa!

O mais famosos dos docinhos de festa brasileiro, o delicioso brigadeiro surgiu na disputa presidencial de 1945, quando as eleitoras do então candidato brigadeiro Eduardo Gomes criaram o "doce do brigadeiro" tentando conquistar votos através do paladar das pessoas. O candidato não ganhou, mas o quase septuagenário doce faz sucesso até hoje.





Chegou a hora de apagar as velinhas...
Herança da Grécia, o bolo e a velinha estão presentes em qualquer festa de aniversário. O que se sabe é que todo dia 06, era celebrado uma festa á deusa Artemis. E para essa celebração se colocava uma vela em cima do bolo, simbolizando a lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. 


E o cartão?
O hábito de se enviar cartões surgiu na Inglaterra, no início do século XX. Mas seu objetivo era de pedir desculpas carinhosas quando a pessoa não podia ir a festa do aniversariante. Com o tempo, as pessoas começaram a levar o cartão também quando iam. E ao invés de pedir desculpas desejava felicitações!





Nenhum comentário:

Postar um comentário